Tamires Costa

flica-2017-tamires-costa

Tamires Conceição Costa, natural de Cachoeira, historiadora, iniciou seus estudos na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no curso de Licenciatura em História no ano de 2008, tem experiência na área de História, com ênfase em História e Memória. Atualmente é Mestranda no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas, na mesma instituição de ensino, desenvolvendo a pesquisa que aborda os lugares de memórias da Independência na Bahia em Cachoeira, tendo como produto final, o livro paradidático para alunos do ensino fundamental II intitulado como: Independência do Brasil na Bahia: Memória e Patrimônio no Recôncavo.

A partir da pesquisa do mestrado, idealizou o projeto financiado pela SECULT-BA em 2016, intitulado: Caminhadas Patrimoniais: Passos da Independência em Cachoeira Bahia, voltado para as escolas de educação básica pública e privada do município.

Integrou o Programa de Educação Tutorial (PET-UFRB), e as comissões de elaboração e revisão do Regimento interno do Mestrado de História da UFRB. Tem experiência na elaboração de projetos culturais, organização de oficinas e palestras.

Trabalhou como professora na rede estadual e privada da cidade de Cachoeira e, atualmente desenvolve atividades de mediação e guia pedagógico/turístico com escolas e grupos, que visitam Cachoeira e desejam conhecer a história da cidade e seus patrimônios.