Tiago Oliveira

flica2017-tiago-oliveira-contacao-de-historia

Com larga experiência no exercício da sua função, o poeta Tiago oliveira já percorreu durante essas duas décadas de dedicação a arte mais de 30 cidades da Bahia,  em suas mais diversas regiões, e 10 estados do Brasil, levando poesia, suas estórias, para pessoas de todas as idades.

Percorreu mais de 15 bibliotecas comunitárias e públicas de Salvador, além de realizar oficinas em comunidades carentes do Estado da Bahia. Se apresentou em mais de 20 faculdades baianas, sendo reconhecido ponta a ponta do estado como uma referência na poesia e nos trabalhos sociais executados.

Iniciou ainda em 1998 sua peregrinação poética por Salvador e Chapada diamantina formando lá o grupo “Poetas e atores da chapada”, se apresentando em diversas localidades da região.

De Volta a Salvador no ano de 1999, funda em parceria com o irmão Fábio mandingo,  o Centro Cultural Quilombo  Cecília, espaço que através da sua biblioteca e de suas palestras, show e oficinas, realizou mais de mil intervenções artísticas e culturais no Centro histórico de Salvador até o ano de 2014.

Realizou em 2000, em parceria com o Ator Osmar Machado, o espetáculo teatral “Amor-te Poemas diversos.”

Em Santo Amaro da Purificação formou no ano de 2003, o Centro Cultural Nestor Oliveira, ministrando oficinas de teatro e poesia. Ainda em 2003 fundou com outros  conterrâneos o Grupo  de poesia “Inéditos e dispersos”, fazendo Apresentações em praças e no Teatro Dona Canô.

Fundou em 2012, com outros poetas soteropolitanos o Coletivo Poesia Além das Sete Praças realizando mais de 100 ações em todas as microrregiões da cidade de Salvador, participando e percorrendo municípios baianos como Itaberaba,  Itapicuru, Ipirá, Juazeiro, Feira de Santana, Porto Seguro, Ilhéus, Paulo Afonso, Santo amaro, Cachoeira, São Félix, entre outros. Ainda com o CPA7P, fundou o Sarau de retomada da Praça da Piedade, a praça nacional da Poesia. Realizando uma vez por mês um evento que contou com a participação de mais de 100 poetas em mais de dois anos de realização mensal.

Com o CPA7P, Apresentou diversas edições e coordenou em 2011, o Caruru dos Sete Poetas, o maior evento de poesia da Bahia, na cidade de Cachoeira-Ba. Participando também de diversas feiras, encontros, congressos seminários e no FLICA, também em Cachoeira.

Criou em 2014, o Projeto “Poesia em Trânsito”, um projeto pioneiro em Salvador, reunindo mais de 30 poetas durante sua existência,  o projeto é a principal referência do Brasil no que diz respeito a ocupação dos transportes públicos com arte, distribuindo mais de 500 mil livretos poéticos durante a execução de seus projetos. Aprovando projetos em todas as esferas e interagindo com mais de um milhão de pessoas da capital baiana.

Em parceria com a LBV ministrou oficina e contação de estória infantis em Lauro de Freitas – Ba 2017

Lançou diversos Livros infantis de sua autoria durante a sua vida.

Tiago Oliveira é autor de:

– A incrível estória de Zé, o gato preto da Sorte

– A linda Estória de Amor entre a Estrela e o canário

– O Reino de Aracubaca

– O encontro da Boneca Pretuca com o Sítio do Pica Pau Amarelo

– Cordel da Mulher

– Cordelizando o Buzú

– Janine

– A Estória da Princesa Portuguesa que Queria se Casar e castigou Santo Antônio

– O Poço dos Desejos

Atualmente é do Conselho Municipal de políticas culturais da cidade de Salvador, lutando e garantindo o direito dos artistas populares e realizando o acompanhamento de todas as manifestações culturais da primeira capital do Brasil.