Notícias

Flica recebe mostra fotográfica que valoriza a pluralidade baiana

Foto-Exposição_site-2

Foto Exposição_site

A Flica 2014 recebe a exposição Bahia Mistério e Mistura, com curadoria de Sérgio Siqueira, a partir das 19h30 de quarta-feira, 29. O objetivo é apresentar o cenário cultural e geográfico diverso que compõe a Bahia, mostrando um estado ímpar, cuja pluralidade é a maior riqueza. Dessa forma, busca despertar nas pessoas nas pessoas o gosto e o interesse pela cultura regional.

O projeto nasceu durante a Semana de Ação, Cidadania e Memória promovida pelo Instituto Antonio Carlos Magalhães (IACM) e idealizada para comemorar a data de nascimento do Senador que deu nome à entidade, dia 4 de setembro. Estendido para a maior Festa Literária do país, nas palavras do jornalista Xico Sá, ele tem como diferencial oferecer aos diversos segmentos da população a oportunidade de valorizar temas ligados à cidade e ao Estado.

O espaço que recebe a mostra durante a 4ª edição da Flica é a Casa da Câmara e Cadeia, localizada na Praça da Aclamação, onde serão expostos aproximadamente 60 painéis referenciados por citações que integram o olhar de estrangeiros, artistas, historiadores e formadores de opinião.  Entre eles estão Pero Vaz de Caminha, Charles Darwin, Stefan Zweig, Jorge Amado, Euclides da Cunha, Vargas Lhosa, Gregório de Matos, Dorival Caymi, Cid Teixeira, Levi-Strauss – juntos numa composição que aborda o homem, sua cultura, sua terra.

Foto que retrata o amanhecer de Cachoeira estará exposta na Flica 2014

Nas palavras do curador, “sem pretender cobrir tudo de um estado tão extenso, mesmo porque seria impossível, vamos contemplar a cultura baiana e territórios de destaque obrigatório como Salvador, Recôncavo, nosso Litoral, Chapada Diamantina, Oeste, Sertão, Vale do São Francisco, entre outros, correlacionando-os, por meio das imagens, citações e legendas, à temática que os destaca”.

Além desta apresentação fotográfica, que vai até domingo, 2 de novembro, o evento tem outras atrações paralelas à principal. A Fliquinha dedicada especialmente às crianças e a programação musical com artistas da região – no primeiro dia de Festa, a partir das 18 horas, e no restante dos dias, a partir das 22h.

Serviço:
Tema: Bahia Mistério e Mistura
Curadoria: Sérgio Siqueira
Pesquisa: Lula Afonso, Sérgio Siqueira e Lauro Passos
Fotografia: Sérgio Siqueira, Lauro Passos e Lula Afonso
Local: Casa da Câmara e Cadeia
Abertura: 29/10 (quarta-feira) a 02/11 (durante a programação da Flica)
Horário: 19h30