Notícias

Grande homenageada da Flica, Ana Maria Machado encerrou a programação da sexta-feira (14)

ana-maria-machado-encerrou-a-programacao-da-sexta-feira

Ana Maria é vista pela crítica como uma das mais versáteis e completas escritoras brasileiras contemporâneas. Homenageada desta edição participou da mesa “O Mar, um Mapa, a Audácia”, que aconteceu na sexta-feira (14). A autora bateu um papo com a poeta e professora de Literatura Brasileira do Instituto de Letras da UFBA, Mônica Menezes.

A Flica faz questão de homenagear autores vivos”, ressaltou Emmanuel Mirdad, curador e coordenador geral da Flica. A carioca ocupa a cadeira número um da Academia Brasileira de Letras, que presidiu de 2011 a 2013.

Apesar de não se limitar a literatura infantil, os momentos mais fofos da mesa foram justamente os protagonizados com os pequenos. Duas meninas interromperam a autora algumas vezes para saber detalhes de seus livros e para pedir autógrafos, pois “já estavam indo embora”. A plateia, claro, gargalhou.

Elas (as crianças) continuam lendo muito e cada vez mais. Existe todo um trabalho que foi feito de distribuição de livros nas escolas, a questão do acesso ao livro infantil no Brasil ficou praticamente resolvido. As crianças leem muito. Quando a  juventude vai chegando, eles vão saindo das escolas, se interessando menos. Eles vão tendo uma relação com professores que nem sempre é uma questão bem resolvida. Em grande parte das vezes esses professores nem leem. Esse professor que não lê vai afastando os alunos da leitura. Muitas vezes, a leitura é cobrada para fazer uma prova”, afirmou Ana Maria.

No bate-papo, a escritora falou também sobre a importância dos educadores na formação de leitores e a ‘febre’ dos youtubers e blogueiros que escrevem livros.

Sobre a homenagem recebida nesta edição da festa, Ana se mostrou agradecida: “Foi totalmente inesperado. Eu vim em Cachoeira há dois anos para uma homenagem a João Ubaldo [Ribeiro] e adorei a cidade. Aí dois anos depois eles me ligam querendo me homenagear. Só posso agradecer“.

Dia 14 de Outubro – Mesa 5 – Flica 2016