Notícias

Os idealizadores da Flica e da Fliquinha

flica-2016-emmanuel-mirdad

A aguardada programação da 6ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que acontece de 13 a 16 de outubro, está repleta de grandes nomes da literatura local, nacional e internacional. Para que todo esse evento dê certo, os curadores são responsáveis por muito. Os responsáveis pela escalação de temas, autores e mediadores da 6ª edição da Flica, primaram mais uma vez pela atenção à diversidade, linha-mestre da programação literária do evento desde a primeira edição, em 2011. Por isso, os nomes que cuidam da curadoria da Flica e da Fliquinha, são tão respeitados no meio cultural: Emmanuel Mirdad, Lilia Gramacho e Mira Silva.

Baiano, de Salvador, Emmanuel Mirdad é formado em Jornalismo pela Facom – UFBA, autor dos livros de contos “Olhos Abertos no Escuro” e “O Grito do Mar na Noite” : “Coordeno a Flica desde a sua criação. Acho que o foco é voltar à curadoria. Fiz parte da curadoria de 2012 a 2014. Nesse ano, é a primeira vez que assino sozinho substituindo Mário Mendes. São três novidades: nas mesas literárias, uma mesa inteiramente dedicada a um livro e o evento dentro do evento. Dois novos conceitos que eu trouxe para a programação. E a substituição da programação musical, que tinha se tornado além do que planejamos, e como o nosso foco é a literatura, inserimos intervenções artísticas na praça e nas ruas”, comenta Mirdad.

A Fliquinha, que não deixa sua importância de lado, já que o mundo das crianças é mais que incentivador, continua a cargo da curadoria da Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia, Pós-graduada em Relações Públicas pela Universidade Estadual da Bahia e em Roteiro para a Televisão pela Unijorge, Mira Silva e Lilia Gramacho, psicóloga, jornalista, pós-graduada Psicologia Analítica, Comunicação de Marketing e Roteiro para Televisão e Cinema. Lilia exerce a função de Gerente de Marketing Corporativo da Rede Bahia. É autora dos livros infanto-juvenis Camila e o Espelho – Ed. Aeroplano; O Filho do Meio, editora Formato – selecionado para integrar o acervo de bibliotecas e escolas públicas de São Paulo, selecionado pela produtora Portuguesa Abre-te-Césano, para ser adaptado para a Rede de Televisão Portuguesa.

flica-2016-lilia-gramacho-mira-silvaAtualmente, Mira dirige o programa Aprovado na TV Bahia, afiliada da Globo no estado. Há três anos é uma das curadoras da Fliquinha, parte infantil da Festa Literária Internacional de Cachoeira, além de dirigir o projeto Educação em Movimento da Rede Bahia. Mira comenta sobre mais este ano à frente da Fliquinha: “Pra gente é como se ganhasse um belo presente, pois trabalhar para e com criança é maravilhoso e quando o veículo é o livro e a literatura o prazer só aumenta. Estou, juntamente com Lília, quatro anos à frente desse projeto e percebemos o quanto é importante um evento como esse, principalmente por proporcionar o encontro da criança com autores premiados e, acima de tudo, perceber o crescente interesse desses pela leitura,  pelo livro”.