Notícias

Semelhanças entre a África e o Brasil foi tema do último debate do dia 15 de Outubro na Flica

semelhancas-entre-a-africa-e-o-brasil-foi-tema-do-ultimo-debate

Fechando a programação do sábado, a mesa “Entre Cidades Atlânticas” reuniu a antropóloga e escritora baiana Goli Guerreiro e o antropólogo e professor congolês Kabengele Munanga, segunda atração internacional do evento. A mediação foi feita por Zulu Araújo, atual diretor da Fundação Pedro Calmon.

Natural do Congo, mas com título de cidadão baiano e professor da UFRB, Munanga afirmou que, apesar da distância, as culturas da África e do Brasil são muito parecidas : “Podemos começar a explicar esse processo a partir da ideia de que a África é o berço da humanidade, de onde vieram homens e mulheres que povoaram o mundo no processo que chamamos de diáspora africana. Depois, surgiu a segunda diáspora com o tráfico negreiro, quando reportaram os povos africanos para Ásia, Europa e para a América. Os descendentes aqui do Brasil são resultado dessa segunda diáspora. E anda temos uma terceira, que está em processamento e que resulta dos acontecimentos pós-coloniais, como os conflitos, as guerras civis do oriente médio que provocaram ondas migratórias em busca da sobrevivência, sobretudo para a América e o Brasil. Por isso temos hoje culturas tão parecidas, frutos da mistura dos povos“, pontuou.

Goli argumentou que as chamadas cidades atlânticas não são necessariamente aquelas banhadas pelo mar. “Tratam-se daquelas que estão sob o fluxo das pessoas. Aquelas para onde muitos migraram e reconstruíram a cultura. Cachoeira, por exemplo, é uma cidade atlântica porque também tem modos africanos de existir, é marcada por costumes africanos. O conceito de mundo atlântico, de cidades atlânticas é, portanto, cultural. A terceira diáspora, que é tema do meu livro, ocorre na passagem do século 20 para o 21 com a internet. Nesse processo, somos impactados pela paisagem através do computador e temos contato com outras culturas sem necessariamente nos deslocarmos para outros países“, disse.

Dia 15 de Outubro – Mesa 9 – Flica 2016