Fliquinha

Bate-papo com a autora Silvana Oliveira

flica-2016-silvana-oliveira

Sofia, 5 anos:

– Parabéns, Bisa! Quantos anos?

– 98.

– Humm! Tá crescendo hein?

Desde cedo, a mãe e publicitária baiana, Silvana Oliveira, ficava atenta aos diálogos, perguntas e curiosidades dos filhos na infância. Ela resolveu reunir todas essas “faladas” e publicar num perfil do facebook. O sucesso foi tanto que a ideia saiu da internet e parou nas páginas do livro.

Quando foi lançado em dezembro de 2015, de forma independente, o Faladas de Sofia já era sucesso. Com mais de 400 livros vendidos na pré-venda e pouco mais de 15 mil seguidores e fãs nas redes sociais, Silvana vem conquistando o público de várias idades com seu livro leve, divertido e muito bem ilustrado. “Acho que as pessoas se identificam porque todo mundo tem uma história de criança para contar. Uma pérola, um fora ou uma declaração de amor”, diz Silvana.

O prefácio é assinado pelo jornalista, dramaturgo e escritor, Mario Prata, que aceitou imediatamente o convite lembrando da coluna que o brilhante Pedro Block tinha na Revista Manchete na década de 70.

“Ah Silvana, se todas as mães fizessem como você e anotassem tudo isso, o mundo seria muito mais divertido. Exatamente como seu livro” destaca Mario Prata.

Alguns até chegam a duvidar da existência de Sofia, pelo nível de perspicácia das pérolas produzidas por ela. Mas, a autora tem uma convicção. “Ela não é diferente de qualquer criança que viva em um ambiente saudável. Basta prestar atenção e ouvi-las que vamos descobrir como elas podem ser surpreendentes”, afirma. Além de divertir, o livro tem o objetivo de registrar uma etapa da vida dos pequenos e estimular os pais a fazerem o mesmo. “Os pais guardam tudo dos filhos, primeiro corte de cabelo, primeiro dentinho. Eu resolvi guardar a forma como eles veem o mundo sob o angulo da inocência e da espontaneidade que são exclusivos da infância”, finaliza.

Após esses 9 meses de lançado já foram vendidos mais de 1000 exemplares. O que chama atenção é a forma independente que a autora está fazendo o tudo. Mesmo sem editora o livro já está nas principais livrarias de Salvador e também já marca presença em São Paulo, na Livraria da Vila da Fradique, cujo lançamento aconteceu no dia 06 de agosto e também já está chegando na Livraria da Travessa no Rio de Janeiro. É o que ela chama de “trabalho de formiguinha”. Parece que está dando certo.

Saraiva, Cultura, Nobel, Leitura e Livraria do Aeroporto de Salvador são algumas das livrarias que já adotaram o livro em Salvador.

Silvana também tem atuado nas escolas com bate papo com alunos e pais. A conversa é sempre muito divertida, mas por trás de tudo está um assunto sério que é a importância de ouvir as crianças.  “O livro tem sido muito bem recebido nas escolas. Fiquei surpresa com a alegria com que os alunos participam do bate-papo. Acredito que seja por que abordo situações do cotidiano que toda turma vive no seu núcleo familiar.” – diz Silvana

Sobre a autora

Silvana Oliveira nasceu na capital baiana. Formada em Administração de Empresas, sempre atuou como publicitária em agências de Salvador e Brasília onde morou quando teve seu primeiro filho Rafa, hoje com 14 anos. Nesse período começou a anotar as “faladas” de Rafa, que foi sua primeira inspiração. Nos últimos sete anos, Silvana trabalhou na área de marketing e nesse tempo passou a se dedicar a projetos pessoais como seus livros, que se tornaram sua prioridade. O Faladas de Sofia é o primeiro livro publicado de Silvana e outros já estão a caminho como o Faladas de Sofia Volume 2 previsto para início de 2017.