Fliquinha

Bate-Papo com a autora Tamires Lima

flica-2016-tamires-guerra

O LIVRO FABRINCANDO (Solisluna Editora), é um manual e um brinquedo. Um jeito de aprender e ensinar, mas, principalmente, uma forma de brincar e se divertir. Com este livro, Tamires Lima registra em textos, desenhos e fotos a sabedoria dos artesãos populares que usam muita criatividade e técnica para construir brinquedos artesanais, rica expressão lúdica da cultura popular brasileira.

O livro é uma forma de preservação e difusão cultural desses brinquedos e seus saberes e traz referências importantes de profissionais e projetos de preservação do brinquedo e do brincar. “Você pode brincar sozinho, em família ou na escola. O brinquedo serve pra gente inventar brincadeiras e imaginar um mundo fantástico onde tudo é possível”.

Antigamente as crianças faziam seus próprios brinquedos. Hoje em dia podemos encontrar artesãos que ainda fazem brinquedos artesanais, uma rica expressão lúdica da cultura popular” diz Tamires que realiza regularmente oficina de brinquedos populares com as crianças.

Muito útil também para as escolas, os professores poderão utilizar FABRINCANDO para estimular a cognição e a coordenação motora, estimular a criatividade infantil, aproximar as crianças dos artesãos locais ou, ainda, explorar os temas relacionados à produção de brinquedos populares. Este livro teve o apoio financeiro do Edital de Culturas Populares e Identitárias da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

 

A AUTORA

Tamires Lima nasceu em 1990 no Recife, Pernambuco, e veio morar em Salvador na Bahia, desde bebê. O gosto pela leitura veio cedinho, e sempre gostou de desenhar suas próprias histórias. Formada em Design pela Universidade Federal da Bahia, Fabrincando, é o primeiro livro escrito e ilustrado por Tamires.