Escadaria Câmara

Roberto Mendes

flica-2017-roberto-mendes-e-joao-mendes

Chulas, um canto de pai para filho – Roberto Mendes,João Mendes

A Flica 2017 recebe o cantor e compositor Roberto Mendes acompanhado do seu filho João Mendes (violões), dia 06 de outubro, às 20h, com o show Chulas, um canto de pai para filho. Pesquisador das tradições e costumes do Recôncavo Baiano, Roberto Mendes revisita seu repertório, além de apresentar ao público músicas inéditas, brotadas de seu debruçar-se sobre a origem do samba na Bahia e em suas experiências e criações com o seu filho caçula, João Mendes.

Chulas, um canto de pai para filho é um projeto que traz como proposta um show com instigantes composições musicais, que fogem do lugar comum, atiçando o imaginário do público com chulas – ritmo tradicional do Recôncavo que une canções aos sotaques – e com os xaréus, que são cantos de puxada de rede, feitos em parceria com Nizaldo Costa, Capinan e Jorge Portugal, e assim expõe no palco sua relação com o tempo.

O artista, que também assina a direção musical do espetáculo, conta com a rica sonoridade do seu violão e do de João Mendes(filho). Ambos João Mendes tem em sua carreira a referência musical de Roberto Mendes e, juntos, mostrarão a naturalidade em desenhar melodias a partir das variantes que compõe a unidade do trabalho da dupla.

“Tocar em família é unir a tradição à modernidade;é preservar a história e o comportamento traduzido em canção”, afirma Mendes.

Repertório (com músicas em parceria com Capinam e Jorge Portugal): O Samba antes do Samba; Belém Bragança; Na fé, na festa, na dança; Bom começo; Do recôncavo; Marujo; Maria da canção; Memória das águas; A beira e o mar; Não pedi; Mãe senhora; Beira-mar; Deu foi dó; Cantador sem norte; Linda morena; Mamãe mandou; Massemba; Caribe, calibre, amor; “Abertura” pout pourri (D)

SERVIÇO:
Show Chulas, um canto de pai para filho – Roberto Mendes e João Mendes