Colóquio FLICA teve filme de Hansen Bahia, mesa com diálogos “Sonhos de Liberdade” e grupo “Letra e Canção” no encerramento, em Cachoeira

Data

O quarto dia de atividades do Colóquio FLICA, em Cachoeira, já deixou gostinho de saudade. O evento de Culminância, que foi realizado na tarde deste domingo, 09, no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB (Cachoeira) contou com a parceria da TV ALBA que realizou o Lançamento do documentário “Um baiano chamado Hansen”, como parte da Série “Personagens da Bahia”. O documentário, que emocionou a todos, aborda a odisseia do artista alemão Karl Heinz Hansen e sua relação com a Bahia.

Em seguida, o tema “Sonhos de Liberdade” reuniu grandes nomes sob a mediação de Nádja Maciel. O número 18 da Academia de Letras de Ilhéus e membro fundador da Academia de Letras de Itabuna, o professor Ruy do Carmo Póvoas que também é Mestre em Letras Vernáculas; Doutor Honoris Causa; fundou, em Itabuna, o Ilê Axé Ijexá, terreiro de candomblé de origem nagô, de nação Ijexá, no qual exerce a função de babalorixá e sua produção escrita abrange o verso e a prosa.

Ao lado do Professor Ruy, a número 31 da Academia de Letras de Itabuna – ALITA, Maria de Lourdes Netto Simões (conhecida como Tica Simões) também explanou sobre o tema. Doutora em Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal, Pós-doutora em Literatura Portuguesa Contemporânea e em Literatura Comparada e Turismo Cultural, Tica Simões também é Pesquisadora e Ensaísta.

Para finalizar os quatro dias de muitos debates, temas provocativos e mentes brilhantes, o público ainda pôde assistir na Praça principal de Cachoeira, à apresentação da atração musical “Letra & Canções”, um espetáculo lítero-musical com repertório autoral, poesia cantada e arranjos musicais que criam uma atmosfera de beleza, reflexão e sublimação.

A Culminância contou com as presenças do Provedor da Santa Casa Lu Cachoeira, o conselheiro da FHB – Fábio Costa Pinto, Dom Roque Cardoso, a Diretora da TV ALBA Michele Gramacho, o Diretor do documentário Alex Souzan e o Sociólogo e Deputado Estadual Rosemberg Pinto que destacou a importância da realização desse tipo de evento: “O Colóquio é um evento de extrema importância para a formação da leitura e desenvolvimento intelectual como ferramenta de estímulo para que a juventude saiba a importância da leitura e do conhecimento”, concluiu.

O Colóquio FLICA tem uma curadoria coletiva formada por Paulo Gabriel, Dinalva Melo e Dyane Brito e está patrocinado pela ACELEN, através do FAZCULTURA (Governo do Estado da Bahia).

 

Mais
publicações